Abril - Aldeia Encantada

Go to content

Main menu:

Abril

Dicas > 2017
5 RAZÕES PARA COZINHAR COM SEU FILHO:

Ensinar culinária para as crianças é também uma forma de desenvolvimento cognitivo e pessoal, além de ser um tempo de interação e diversão entre pais e filhos. Dependendo da idade de seu filho, ele pode ajudar muito no preparo das refeições. Separamos 5 razões para você levar os pequenos para a cozinha:

1. Cozinhar ajuda no desenvolvimento cognitivo: ler e compreender receitas, medir quantidades... cozinhar leva para a prática muitas funções aprendidas na escola. Seguir instruções passo a passo também os ajuda a aprender a ordenar ideias.

2. Cozinhar incentiva a criatividade: montar pratos, escolher molhos, coberturas, temperos, tudo isso é uma forma de atiçar a criatividade dos pequenos. Por exemplo, se vocês cozinham um bolo, podem enfeitá-lo com frutas, escolher o prato mais adequado e até montar a mesa de refeições conforme o gosto da criança.

3. Cozinhar ajuda-os a organizar-se: para cozinhar é preciso de utensílios, ingredientes e seguir uma sequência de eventos. Faça com que a criança assuma alguma dessas funções, como separar os ingredientes ou auxiliar nas fases de execução da receita, para que ela desenvolva alguns aspectos relacionados a pró-atividade, organização e até liderança.

4. Cozinhar também exige pensamento crítico e solução de problemas: às vezes não temos determinado ingrediente da receita em casa, mas isso não necessariamente nos impede de substituí-lo. “Quem não tem cão, caça com gato” e isso serve para qualquer coisa na vida. Incentive seu filho a não desistir em frente a um empecilho e utilizar a criatividade para substituir o ingrediente e modificar a receita.

5. Cozinhar sempre gera um resultado a ser comemorado: por mais que a receita não dê certo de primeira, quantas coisas novas a criança aprendeu ao executá-la? Só a repetição traz a perfeição é uma lição que se pode tirar de um prato malsucedido. Mas se deu certo, ótimo também. Quantas técnicas culinárias foram aprendidas e quantas receitas novas seu filho pode fazer em seguida, já sabendo mais sobre a arte de cozinhar!
 
Back to content | Back to main menu