Abril 2014 - Aldeia Encantada

Go to content

Main menu:

Abril 2014

Dicas

A fase das mordidas


Mais do que se pensa, essa reação da criança é comum e ocorre geralmente entre 1 e 3 anos de idade.

Às vezes pode acontecer da criança experimentar a primeira mordida e não morder mais. Mas também pode descobrir nisso um modo infalível de se destacar e obter atenção.

Os pais ficam preocupados quando o filho começa a morder outras crianças, e muitas vezes não sabem como agir.

Comece pela prevenção. Descubra porque seu filho age assim. Quando ele morde? O que aconteceu antes da mordida?Ele morde quando está frustrado? Cansado? Com raiva?

Depois que você observou este comportamento, deve deixar claro que não permitirá que ela lhe morda. Ofereça alternativas para ela expressar seus sentimentos, como morder uma maçã ou verbalizar um sentimento.

Não deixe que a criança retenha aquilo que obteve com a mordida, assim ela não irá associar o método(mordida) ao sucesso (brinquedo do colega).

Não a chame de malvadae nem o que ela fez de ruindade, pois nessa idade a criança não tem a intenção de machucar o outro, ela apenas tem o desejo do domínio.

Estimule-a brincar, correr, pular, pedalar, assim ela irá descobrir outras habilidades motoras e mais depressa se afastará da fase oral.

A criança precisa aprender que o seu comportamento tem efeitos sobre os outros, e que se ela morde o colega ou outra pessoa, precisa entãotambém socorrer ficando um pouco ao seu lado.

Os adultos devem ter em mente que essa cena poderá se repetir várias vezes até que os pequenos assimilem a nova forma de se comunicar.


Jamila Dutra Nascimento
                              Psicóloga


 
Back to content | Back to main menu