Julho - Aldeia Encantada

Go to content

Main menu:

Julho

Dicas > 2017
PLANTE ESTA IDEIA

Educar é um exercício de jardinagem. Precisamos ter paciência e perseverança para iniciarmos este longo trabalho e saber que para colher é necessário plantar.

Nossa missão como educador é semear. Semeie tudo que tiver: o teu sorriso, tua simpatia, semeie a tua amizade, o teu entusiasmo. Não esqueças de semear a esperança de construir um mundo melhor, pois esta, com certeza, é a mais forte das sementes.

Seja um jardineiro, arranque tudo que faz mal em sua sala de aula, prepare o terreno para novas descobertas. Semeie sempre. Semeie com interesse, com amor, com atenção como que encontra nisso o motivo de sua felicidade.

Regue e cuide do seu jardim, logo verás seus alunos tornarem-se lindas flores. Quando achar oportuno deve podá-las para assim crescerem ainda mais fortes e bonitas. Porém esteja preparado porque haverá pragas, excesso de chuvas ou até mesmo secas, mas nem por isso abandone seu jardim, seja persistente. Quanto mais você amá-lo, mais ele vai recompensá-lo de uma forma especial que somente pequenas flores fazem.

Doe-se por inteiro, como se estivesse semeando o próprio coração.

Seja um semeador consciente, pois espalhamos diariamente milhões de sementes ao nosso redor. Nunca deixe de plantar e lembre-se que não semeamos para enriquecer.

Ame seus alunos. Eles precisam de você. Amar é dedicação, é entrega, amar é um verbo e cabe a você tornar o amor um fruto dessa ação.

Cuide do seu jardim com amor, ou seja, respeite as crianças com suas diferenças, seus costumes, suas crenças. Valorize suas ideias, admire sua vontade de crescer, aprenda com elas, pois por mais que você pense que já aprendeu tudo, tenha certeza, isso não é o bastante. Há sempre mais para aprender do que podemos imaginar; compreenda-as em suas dificuldades, em suas dúvidas. Lembre-se que você também já as teve, enfim, ame, simplesmente ame.     

Saiba que não se arrependerás, pois a beleza e o perfume destas flores lhe encantarão.

Daniela Suzin Miorelli
 
Back to content | Back to main menu