Novembro 2013 - Aldeia Encantada

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Novembro 2013

Dicas

Criança Saudável CRN RS 2642
Nutrição e Educação Alimentar
Nutricionista Patricia Amoretti
Fone: 9141 2391

Qual a idade em que há diminuição do apetite da criança e porque isto ocorre?
Geralmente, a diminuição do apetite se inicia a partir do final do primeiro ano de vida porque, nesta fase, ocorre desaceleração da velocidade de ganho de peso e crescimento, a qual se mantém durante a fase pré-escolar. Além disso, a criança começa a se interessar mais em descobrir o mundo ao seu redor, já que começa a andar. Por isso, a alimentação deixa de ser sua principal fonte de prazer.

Como os alimentos devem ser oferecidos às crianças?
De maneira geral, os pré-escolares devem receber de 6 a 7 refeições ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, pré-janta, jantar e lanche da noite), em intervalos regulares (a cada 2 a 3 horas). Todos os grupos de alimentos devem ser oferecidos e de forma variada. Deve-se desencorajar as refeições noturnas, a oferta de guloseimas, biscoitos recheados e de sucos artificiais entre as refeições. As crianças devem se sentar à mesa, realizar as refeições junto com a família, sendo estimuladas a se alimentar sozinhas, mas sempre com supervisão. Em caso de uso de mamadeiras, estas devem ser substituídas pelo copo.

Que estratégias podem ser utilizadas para incentivar o consumo alimentar?

A criança deve ser preparada para a refeição, isto é, avisá-la para ir finalizando a brincadeira ou qualquer outra atividade minutos antes da refeição e ir se “aprontando” para a refeição. Pois, se a criança está completamente envolvida com brincadeiras e é interrompida bruscamente, haverá maior resistência para sentar-se à mesa para a refeição.

Nessa fase é comum a neofobia, isto é, resistência a experimentar novos alimentos. É importante variar a forma de oferta dos alimentos e expor a criança ao mesmo alimento de 12 a 15 vezes, em ocasiões diferentes, para que ela aprenda a consumi-los. A oferta do alimento novo no início da refeição, quando a criança está com mais fome, pode facilitar a aceitação. Enfatizar a cor, forma, aroma e textura dos alimentos para despertar o interesse da criança.

Os pais devem servir como exemplo, consumindo uma alimentação saudável e variada, pois as crianças se espelham neles.

A participação na compra e preparo dos alimentos, de forma lúdica (dar nomes aos alimentos, fazer desenhos com alimentos, ajudar a picar, adicionar ingredientes as preparações) ajuda a aumentar o interesse em consumi-los.

Se a criança recusar os novos alimentos, os pais não devem demonstrar ansiedade ou nervosismo, pois isso só gera estresse e piora a recusa alimentar. Nestas situações a criança pode estar querendo chamar a atenção dos pais, sendo necessário dar carinho e atenção em outros horários do dia.

O ambiente da refeição influencia na ingestão?

Sim, o ambiente deve ser calmo e agradável, sem brigas no momento da refeição, para que a criança tenha experiências positivas em relação à alimentação.

A mamadeira de leite pode ser oferecida no lugar de uma refeição?

A mamadeira nunca deve ser oferecida em substituição à refeição salgada (almoço, pré-jantae jantar), pois a criança não aprenderá a consumir os alimentos destas refeições e sempre manipulará os pais para receber o leite, pois a criança já está acostumada com o sabor e não precisa mastigar.

A ingestão de líquidos deve ser evitada junto com as refeições?

A ingestão de líquidos durante o almoço, pré-jantae jantar deve ser desencorajada. A criança deve tomar água nos intervalos, para não sentir sede no momento da refeição e no máximo, tomar um pouco de água ou suco natural, após a refeição. Isto porque a criança pode encher o estômago de líquido e deixar de consumir os alimentos da refeição, além haver falta de estímulo para a mastigação, já que os líquidos auxiliam no processo de deglutição.

Entrevista com Glauce HiromiYonamine, nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 
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