Setembro 2013 - Aldeia Encantada

Go to content

Main menu:

Setembro 2013

Dicas

Os benefícios da semente do GERGELIM
Nutricionista Patricia Amoretti CRN2 2642
Fones: (54) 3025-2556 / 9141-2391

O  gergelim  é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.
Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas.

Alguns benefícios do gergelim:
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal. Suas fibras também evitam e tratam a prisão de ventre e as hemorroidas.
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em  gorduras  do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de  fibras . É indicado no controle da glicemiaíneaçúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

Dicas:
Dê preferencia por comprar o gergelim com casca e cru, são mais frescos.
Para torrar utilize uma frigideira, a chama do fogo deve ser baixa e com uma colher de pau mexa sem parar, em poucos minutos está pronto.
O gergelim orgânico é muito gostoso. Você os encontrará em alguma fruteira ecológica.

Sugestões de onde podemos utilizar as sementes:
- nos patês de grão de bico;
- sobre as saladas;
- nos pães e biscoitos caseiros;
- com arroz integral;
- juntamente com patê de legumes
Experimente a pasta de gergelim chamada Tahine, pode ser utilizada em sobremesas, com pães, biscoitos ou no tempero de saladas.

 
Back to content | Back to main menu